15 Passeios gratuitos em Gramado

Gramado é uma cidade requisitada, recebe mais de 6 milhões de visitantes todos os anos, possui atrativos turísticos para todos os gostos e idade, portanto, nada mais justo que algumas opções gratuitas. Né? Nesse post vamos indicar os passeios gratuitos em Gramado, com o intuito de facilitar o planejamento de sua viagem para cá. Aqui tu encontrarás parques, museus e ambientes, tanto ao ar livre quanto fechados.

1.Lago Negro

Principal ponto turístico da cidade e um dos principais cartões postais de Gramado. Esse ambiente, que contempla um lindo lago, árvores, azaleias, hortênsias, um passeio público iluminado e 700 metros de caminhada. Ali tu também encontras uma casa de artesanato, chamada de Casa das Artes, um restaurante, um ambiente de artesanato indígena e os pedalinhos – claro, a entrada e o passeio pelo parque são gratuitos, mas essas atrações possuem um valor. O parque não possui site, mas vale à pena conferir pessoalmente para mais informações.

2. Lago Joaquina Rita Bier

É neste espaço, repleto e história, que acontece um dos principais espetáculos do Natal Luz de Gramado, o Reencontros de Natal. Nesse lago, com um chafariz central, bancos para descanso e um passeio público para caminhada/corrida, tu podes passar horas e horas contemplando o movimento da cidade, bem como interagir com a comunidade gramadense. É ali também que ocorrem diversas intervenções artísticas, o Centro de Cultura possui sua sede e diversas aulas artesanais são oferecidas.

3. Rua Coberta

Se você vier à Gramado, com certeza passará por ali. A Rua Coberta, localizada na Avenida Borges de Medeiros, em frente ao Palácio dos Festivais – Cinema de Gramado, abriga restaurantes, lojas de vestuário, lancherias, chocolatarias e alguns bancos, como o Banrisul e o Banco do Brasil. A área, por ser totalmente coberta, é um ótimo local caso a chuva lhe pegue desprevenido. O ambiente é charmoso mas mais caro que outras localidades, afinal, este é o espaço mais nobre de Gramado.

4. Largo da Borges

Em frente à Rua Coberta, o Largo da Borges segue essa mesma proposta: um complexo de lojas e restaurantes, além de uma livraria, joalheria, e outras opções pro seu entretenimento e lazer. Por ali também acontecem exposições, algumas ilhas oferecem produtinhos super bacanas e é mais um ambiente que vale muito a sua visita. É coberto, sendo uma ótima opção de acolhimento nos dias de chuva. Aproveite.

5. Museu do Perfume

Na avenida que segue em direção à nossa cidade vizinha, Canela, tu encontras o Museu do Perfume. Com estacionamento e fácil acesso, o ambiente conta a história do perfume e exibe diversas fragrâncias, onde você pode criar a sua através das suas principais características. Bacana, né?

6. Le Jardin – Parque da Lavanda

Um parque lindíssimo, repleto de lavandas, outras flores, um caminho de pedras, enfim, parece realmente um local encantado. Muitos que visitam Gramado acham que este parque é pago, mas não, gratuito como essas outras dicas aqui do post. Pra encerrar o passeio, há uma lojinha com produtos do próprio atrativo, vale conferir e levar um pedacinho de Gramado em sua bagagem.

7. Gramado Golf Club

Um ambiente localizado no interior do município e se engana quem pensa ser um atrativo apenas para os praticantes de golf. Uma área verde lindíssima, ideal pra um passeio em família, com lagos e uma vista impecável. Neste atrativo é necessário avisar com antecedência, não é indicado passear enquanto há treino ou campeonatos, afinal, ninguém quer sair machucado. Né?

8. Pórticos

As entradas de nossa cidade já dizem muito sobre o que tu encontrarás por aqui, ambos os pórticos são um cartão postal e revelam muito da nossa história, contam através da sua arquitetura a essência gramadense. Ao chegar, já faça aquela parada estratégica para o registro, nossa dica é aproveitar os horários com menos movimentação, assim nenhum intruso aparecerá em sua foto, portanto, vá cedo, logo pela manhã.

9. Praça das Etnias

Por falar em essência, em história, em raiz de Gramado, a Praça das Etnias é uma linda homenagem aos nossos imigrantes, sendo eles italianos, alemães e portugueses. Por ali tu encontras a Casa Portuguesa, onde podes fazer uma foto à moda antiga e onde acontecem algumas exposições açorianas; a Casa Italiana, onde tu visitas uma típica casa italiana da época da imigração; a Casa Alemã, com produtos coloniais deliciosos; a Associação Várias Artes, um espaço de artesanato local unindo madeira, couro, lã, feltro, porcelana e tecidos; e por fim, os Fornos Coloniais, com pães, cucas e biscoitos saídos do forno e feitos com muito carinho por nossos colonos.

10. Praça Major Nicoletti

Localizada bem no centro da cidade, tendo a Rua Coberta de um lado e a Igreja Matriz São Pedro à frente, a Praça possui banquinhos espalhados por sua extensão, um coreto com produtos artesanais da cidade, várias árvores e arbustos, além de um laguinho com deck para descanso. Ao seu redor estão diversas galerias, vale conferir os produtinhos ali disponíveis, vai encontrar chocolatarias, vestuário e restaurantes.

11. Praça da Criança

Se a sua viagem envolve crianças, esse é o seu lugar em Gramado. Uma praça pensada e projetada para os pequenos brincarem e os pais descansarem, localizada no Centro da cidade oferecendo brinquedos, área com gramado e outra com areia, banheiros públicos e ambiente cercado. Portanto, aproveite uma passadinha por ali e curtir com seus pequenos.

12. Igreja São Pedro

Um dos pontos mais visitados da nossa cidade, a nossa Catedral de Pedra, a Igreja Matriz São Pedro. Localizada ao lado do Palácio dos Festivais e na frente da Praça Major Nicoletti, essa Igreja é belíssima e toda em pedras, possui o nome do padroeiro da cidade e na sua frente apresenta todos os apóstolos em tamanho real. Vale conferir, independente de sua crença.

13. Igreja do Relógio

Com uma vista privilegiada do Centro da cidade, a Igreja do Relógio, como é conhecida, está localizada no alto da Avenida das Hortênsias. Rodeada por hortênsias, esse ambiente possui uma paz incrível, merecendo a sua atenção durante sua estadia por aqui.

14. Fonte do Amor Eterno

Ah, o amor. Em Gramado esse sentimento flui naturalmente, na Fonte do Amor Eterno é ainda mais intenso. Ali tu podes colocar o seu cadeado, nomeado com o seu nome e de seu par, o prendendo nas grades da fonte e jogando a chave em seu interior. Se quiser trazer seu cadeado, maravilha. Se preferir comprar ali, as lojinhas ao redor da Fonte possuem também.

15. Avenida Borges de Medeiros

O nosso shopping à céu aberto é aqui. A Avenida Borges de Medeiros, em toda sua extensão, oferece lojas de vestuário, chocolatarias, restaurantes, farmácias, bancos, diversas empresas localizadas na rua mais visitada e circulada de Gramado. Passeie muito por ali, caminhe e desfrute da região arborizada, dos canteiros floridos e de uma iluminação subterrânea lindíssima.

Aproveite, passeie muito sem gastar quase nada e se hospede conosco: Os melhores apartamentos de aluguel por temporada em Gramado.