A cultura gaúcha em Gramado

É sabido, você não será pego desprevenido, nós gaúchos somos muito orgulhosos da nossa história, da nossa cultura, das nossas tradições. Claro, muitos ainda pensam e veem nosso Estado como homens vestidos de bombacha e mulheres com vestidos de prenda, isso até pode acontecer, mas dificilmente no dia a dia e nas tramitações da rotina. Ali abaixo colocamos alguns pontos para que você possa ver e entender um pouquinho mais sobre o que é ser Gaúcho, afinal, a vestimenta e o chimarrão não são as únicas coisas que caracterizam nossa cultura.

Por falar em cultura, as diferenças dela em nosso imenso país proporcionam aos turistas conhecerem diferentes tradições do norte ao sul do Brasil. Quem chega a Gramado tem ótimas oportunidades de conhecer as expressões culturais, os costumes e a tradição gaúcha. Afinal, se tu vens pra cá é pra curtir tudo que essas cidadezinhas serranas oferecem, não é mesmo? Aqui, como em todos os outros cantos do nosso amado Rio Grande do Sul, o bairrismo é tremendo. Mas, após tu conhecer nossos costumes e tradições, vais entender o porquê desse sentimento tão bonito e intenso. Pode apostar!

Seguem algumas dicas pra curtir ao máximo a Semana Farroupilha em Gramado ou, também, aproveitar em qualquer período do ano:

Aventuras no Parque Gaúcho

Esse é o único parque temático do mundo – sim, do mundo – que resgata a formação e evolução do gaúcho, seus usos e costumes. O empreendimento é gigantesco e possui uma infraestrutura completa de cultura, gastronomia e lazer. Em uma área de 120 mil metros quadrados, o parque conta com Memorial do Gaúcho, restaurante temático, arena de shows e domas, programa de resgate de animais crioulos, galpão mirim, um espaço lúdico com tradições gaúchas, horta orgânica, herbário, espaço para exposições de arte gaúcha, mangueira para apresentações da lida campeira e espaço para shows artísticos. Uma programação intensa e única para toda a família. O Parque se localiza junto ao Gramadozoo.

Cavalgada das Prendas em Gramado e Canela

É lindo mesmo, pena acontecer somente uma vez ao ano. A atividade faz parte das comemorações da Semana Farroupilha, que é um evento festivo da Cultura Gaúcha, em homenagem à líderes da Revolução Farroupilha, sendo o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais. A cavalgada é considerada a maior do Brasil em número de mulheres. Durante o trajeto, o grupo feminino ganha presentes, como mala de garupa, brindes e lanches. A atividade encerra com um desfile das prendas.

Churrascarias da Serra Gaúcha

Huuum, chegou a hora de fazer de coisa boa, hein?! O churrasco está nas mesas de quase todos os gaúchos aos domingos, reunindo a família e os amigos, sendo o prato escolhido para um aniversário, uma formatura, um casamento, o jantar após uma partida de futebol, uma reunião de amigas, enfim, qualquer hora é hora. Por sermos tão conhecidos pelo churrasco que fazemos, nada melhor que te indicar algumas das melhores churrascarias de Gramado e Canela – ao clicar no nome da churrascaria, tu serás automaticamente enviado para o site oficial do estabelecimento. Nossas dicas são: Chama de Fogo, Zelão, Costelão, Espelho Gaúcho, Canela em Brasa e, por fim, a Garfo & Bombacha. Nesta última indicação, tu podes conferir o espetáculo Noite Gaúcha unindo danças típicas, história do Estado, um buffet fabuloso e muito churrasco.

Prontinho, qualquer dúvida que tiveres é só entrar em contato, possuímos anfitriões super bem informados e sempre dispostos. Ah, precisando de um apartamento ideal pra curtir o que há de melhor na Serra Gaúcha, acesse aqui!