A magia pelos bairros de Gramado

O Centro de Gramado é lindo, considerado um shopping a céu aberto, repleto de lojas, chocolatarias, restaurantes, pontos turísticos que merecem muito da sua atenção, sem falar na intensa movimentação de moradores e visitantes, É ali, no Centro, que tu encontras grande parte das nossas hospedagens, pontos como a Rua Coberta, as Praças Major Nicoletti e das Etnias, a Ladeira das Flores, as Igrejas Matriz São Pedro e do Relógio, a Fonte do Amor Eterno, o Palácio dos Festivais, enfim, sem falar nos prédios administrativos, escolas e mercados. Este é sim um bairro completo, onde tudo acontece e onde você merece depositar parte da sua energia enquanto estiver por aqui. Mas não, não é só o Centro que revela as principais belezas da nossa cidade.

Gramado possui muitos bairros na área urbana e outros tantos na área rural, aqui destacaremos os principais que possuem pontos turísticos e características que merecem a sua atenção quando você definir Gramado como roteiro:

Avenida Central e Carniel

Estes bairros, que dividem as cidades de Gramado e Canela, farão parte do seu passeio de todas as formas, quer saber por que? A Avenida Central começa logo após o Centro, em direção à Canela, passando pelo Belvedere, vista magnífica do Vale do Quilombo. Neste bairro tu encontras grandes lojas da cidade, algumas de móveis já bem conhecidas, outras de departamento e construção. Ali também está a fábrica do primeiro chocolate artesanal do Brasil, o Chocolate Prawer, além da Museu Hollywood Dream Cars, com carros e motos antigos que merecem a sua atenção. Na Avenida Central ainda é possível conhecer o Camping de Trailers, o Museu Medieval e a Estrada Velha, que corta caminho por dentro do bairro até o Centro da cidade, evitando o grande fluxo de movimento na Avenida das Hortênsias.

Já no bairro Carniel, estão as lojas temáticas e algumas fábricas de chocolates, duas churrascarias, restaurantes – sendo um deles o único restaurante vegano da cidade, café colonial e lancherias. O bairro também possui o Super Carros, Dreamland – Museu de Cera e o Harley Motor Show, ambientes que você vai querer visitar e se encantar. Com certeza um roteiro para toda a família. Além disso, hospedagens, academias e empresas familiares fazem parte do local. Ali tu verás muitos gramadenses, um bairro antigo e com moradores fiéis, que construíram sua família e a mesma se mantém até os dias atuais.

Planalto e Bavária

Se é charme que você quer, é charme que você encontrará. Estes bairros são considerados nobres na cidade, um simples passeio pelas suas ruas já deixarão você encantado – pode apostar. No bairro Bavária tu encontrará o Spa de Gramado, no Kurotel. O investimento é alto, mas a bela vista e o atendimento com certeza vão superar a sua expectativa. Nesse bairro também existem ruas muito arborizadas, uma calmaria típica da região serrana e muito, muito charme.

Já o bairro Planalto faz parte de quase 100% das visitas em nossa cidade, isso por que ele abriga alguns dos principais pontos turísticos de Gramado – o Lago Negro, o Mini Mundo e o Lago Joaquina Rita Bier. Claro, além desses atrativos tu tens a rua que nós, gramadenses, carinhosamente chamamos de Rua dos Plátanos – que foi utilizada como capa dessa postagem. Obviamente algumas hospedagens e alguns restaurantes farão parte do seu roteiro por aqui.

Várzea Grande

Este é o bairro que lhe dá as boas vindas à Gramado, isso se a sua chegada for via Três Corôas. Passando pelo belo e fotogênico pórtico de entrada, tu já podes acompanhar alguns pontos turísticos que merecem a sua visita. É ali no bairro que está a Cristais de Gramado, empresa única na cidade, fabricando lindas peças de decoração e acessórios em cristal; o Museu do Trem, que conta a história de quando esse meio de transporte era único na cidade; a Vila Olímpica, que promete ser um dos maiores complexos de esportes da região; as principais fábricas da cidade, tanto em móveis quanto em utensílios; sem falar nos acessos para algumas das nossas áreas interioranas. Com certeza, este é o bairro mais “bairrista” de Gramado, os varzeanos enchem e estufam o peito para destacar onde moram.

Interior de Gramado

Recentemente criamos um post aqui no blog sobre tudo que você precisa saber e conhecer do nosso interior, as principais dicas dos passeios e roteiros de Agroturismo disponíveis, além de imagens que demonstram toda a exuberância da nossa terra. É ali, no interior do município, que está toda a nossa história, a nossa essência e a revelação mais linda da nossa cultura. Acesse o post aqui: Passeios pelo interior de Gramado.