Como é o passeio de trem Maria Fumaça na Serra Gaúcha?

Este é, sem dúvida alguma, um dos passeios mais desejados e realizados aqui em nossa região – sem falar que é um campeão de vendas da nossa lojinha online. Toda a magia que envolve esse passeio acontece há mais ou menos duas horas de Gramado, na região do Vale dos Vinhedos, uma área que reúne as cidades de Garibaldi, Monte Belo do Sul e Bento Gonçalves.

Já o trem Maria Fumaça, que desde 1993 é operado pela Giordani Turismo, tem o seu trecho realizado nas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. São 23 quilômetros de extensão, um percurso extremamente agradável e inesquecível com duração de até 2 horas. Mas não pense que será apenas um passeio de trem, não mesmo – a festa é grande dentro dos vagões, são atrações típicas italianas e gaúchas, bem do jeitinho pra você curtir parte da nossa história e colonização.

O passeio de trem Maria Fumaça inicia em Bento Gonçalves, já a primeira recepção em Garibaldi acontece ao som de música gaúcha e italiana, enquanto os passageiros aproveitam e degustam de um excelente espumante moscatel e suco de uva. É chegado o momento de um novo embarque, com destino ao final da programação, até a cidade de Carlos Barbosa, onde a música italiana se faz novamente presente.

Neste roteiro você conhecerá uma cantina de família italiana que produz vinhos, sucos e espumantes, além do varejo de uma fábrica de utensílios de inox para o lar mas, com toda a certeza, o ápice do dia fica por conta de uma viagem no tempo a bordo do trem movido a vapor. Complementando o passeio de trem temos a visita ao Parque Epopeia Italiana, guiado por Lázaro ou Rosa, visitando cenários onde será contada um pouco da trajetória dos nossos imigrantes italianos desde a sua saída da Itália.

O passeio de trem Maria Fumaça é apenas de um trecho, ida ou volta, tendo seu início pela manhã:

A partir das 9h: Bento Gonçalves/Garibaldi/Carlos Barbosa
A partir das 10h45: Carlos Barbosa/Garibaldi/Bento Gonçalves

E seu retorno à tarde:

A partir das 14h: Bento Gonçalves/Garibaldi/Carlos Barbosa
A partir das 16h: Carlos Barbosa/Garibaldi/Bento Gonçalves

Ah, importante te falar que sim, esses horários podem variar sem aviso prévio pela operadora do Trem Maria Fumaça. Portanto, em caso de dúvida, é só entrar em contato aqui com a gente.

Tour Uva e Vinho
Achou que acabava por aqui, né? Nada disso, aqui na We Love Gramado oferecemos à você, junto ao passeio imperdível de trem Maria Fumaça, um roteiro pelas vinícolas dessa região, aclamadas e reconhecidas mundialmente. O passeio é sempre realizado nas quartas, sextas, sábados e domingos, mas se tu estiveres pela cidade na alta temporada, esse passeio também pode ocorrer em outros dias da semana.