Fé e religiosidade em Gramado

Você pode até não saber, mas somos uma cidade com forte influência religiosa. Muitos credos estão presentes no dia a dia do nosso município, mostrando a liberdade e a diversidade da manifestação e expressão de nossa religiosidade.

Uma cidade vibrante, que valoriza a diversidade, que recebe bem todos seus visitantes, que oferece a todos – independente de raça, religião, naturalidade, oportunidades de criarem raízes ou apenas se divertirem e desfrutarem do imenso leque de opções que a cidade oferece. Quem chega aqui pode visitar atrativos religiosos, se encantar com as capelas de nossos bairros e área rural, que demonstram a devoção dessas comunidades ou ainda prestigiar a sua religião durante a permanência na cidade.

Somos uma terra de muitas culturas, com grande variedade de templos religiosos, que merecem ser contemplados pela demonstração de fé de seu povo. Um bálsamo em cada coração.

Foto: Cleiton Thiele

Igreja Matriz São Pedro
Quem imaginou que a Igreja Matriz São Pedro se tornaria um ponto turístico bem frequentado? A ideia de construir a Igreja partiu do Arcebispo D. João Becker em 1917. No inicio era uma pequena capela de madeira, mais tarde com a chegada do pároco Padre Guilhermino Maschio, em 1943, foi dado iniciou a construção da igreja, e levou aproximadamente 8 anos para ser concluída. Na entrada da igreja há uma estatua de São Pedro.

A construção da Igreja Matriz São Pedro de Gramado, foi inspirada no estilo arquitetônico romano. Foram cerca de 78 mil pedras basálticas, que foram extraídas de pedreiras próxima à cidade de Gramado, e foram arrastadas em zorras puxadas por bois. Os vitrais sacros da igreja foram pintados pelo artista alemão Pedro Dobmeier que marcam as passagens da vida do apóstolo Pedro ao lado de Jesus Cristo.

O sino da igreja pesa cerca de 1.000 quilos. Foi criado em bronze, aço e estanho. Em 2009 o sino foi sistematizado eletronicamente. A altura total da igreja é de 860 metros, sendo 46 metros de altura da torre. A inauguração da igreja ocorreu no dia 29 de Junho de 1942, data da comemorado do dia de São Pedro. Em frente da igreja ficam as estatuas dos 12 apóstolos de Jesus, em tamanho real com identificações, e o lago da matriz, um chafariz. À noite, os holofotes ficam acessos agraciando a Igreja e seus visitantes. Os Gramadenses Católicos são devotos do padroeiro São Pedro.

Igreja do Relógio
Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), conhecida como Igreja do Relógio. Foi inaugurada em 1953, dez anos após a Igreja de São Pedro.

A principal atração da igreja é o sino, que foi fundido em 1826 na Alemanha, e os relógios em 1954, que podem ser admirados no topo da torre que possui quatro faces.

No verão as hortênsias transformam o pátio da Igreja do Relógio em um lindo jardim, o desabrochar das flores dão um toque mais colorido. Não deixe de visitar!

Foto: Leonid Streliaev

Caminho da Santinha
Em 8 de dezembro de 1937, no local da Gruta, um pequeno caminhão que transportava jovens “Teresianas”, devotas de Santa Teresinha, despencou desta estrada. Como houve feridos, esta gruta foi construída em forma de agradecimento.
Pedreiros escavaram manualmente a Gruta no basalto, dando-lhe o formato que possui hoje, onde a Congregação do Imaculado Coração de Maria e as “Teresianas” colocaram a imagem de Santa Teresinha.
Surgiu assim a devoção à Santa, sendo que a antiga estrada de tropeiros passou a ser conhecida como “Estrada da Santinha”.
A partir de hoje, depois da completa restauração, a gruta recebe uma imagem e a comunidade passa a usufruir do Parque Municipal Caminho da Santinha”, unindo fé, história, preservação ambiental e lazer.

Santuário do Caravággio (Gruta do 28)
O Santuário foi reinaugurado no fim de 2013 e adotado pela Associação da Igreja e Sociedade São Valentin, que com apoio da comunidade local, realizou a reforma da gruta, reconstrução do piso e muro, implantação de grade e o ajardinamento do espaço.

A solenidade de reinauguração contou com a presença de representantes de famílias que colonizaram a Linha 28, autoridades municipais e também do mais famoso devoto de Caravaggio do país, o técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Luiz Felipe Scolari, que estava acompanhado pela sua esposa Olga. Felipão foi convidado para participar do ato por possuir residência próxima ao santuário e pela sua crença a santa. “Todos sabem que sou devoto de Caravaggio. Quero ajudar a comunidade a preservar este local e participo desta reinauguração com muito carinho, pois este santuário fica bem próximo da minha casa e posso vir caminhando”, disse Felipão.

Santuário Nossa Senhora dos Milagres
Este Santuário fica ao lado do Lago Negro e nele encontra-se a imagem da Nossa Sra. do Milagres e da Nossa Sra. Aparecida.

Capela Cristo Ressuscitado do Hotel Serrano
Para oferecer à comunidade e aos hóspedes um espaço religioso no resort, o Serrano Resort Convenções & Spa inaugurou dia 14 de dezembro de 2007 a Capela que é aberta ao público.
Com capacidade para 60 pessoas sentadas, a capela foi construída em meio ao bosque na área de lazer. Os 14 vitrais que retratam a Via Sacra de Jesus Cristo foram personalizados e levam a assinatura de Adoaldo Lenzi, autor de centenas de obras em todo o país e no exterior. A escultura colocada no lado de fora, nos fundos da capela, no qual a imagem é uma reprodução da “Christus”, do escultor dinamarquês Bertel Thorvaldsen (1770-1844), e a pintura que retrata um céu aberto no teto da capela, são obras do artista plástico Marciano Schmitz.
A Capela do Serrano Resort atende as normas religiosas para a celebração de missas, casamentos, batizados e demais ocasiões. O horário de funcionamento: das 7h às 20h.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Gruta dedicada a Virgem de Lourdes que em fevereiro de 2014 completou 70 anos. No princípio era uma simples e pequena capelinha que despertava a fé, com o passar dos anos foi construída a Gruta e atualmente o bairro Várzea Grande já conta com uma Paróquia Nossa Sra. de Lourdes.