Gramado é eleita o melhor destino de inverno do Brasil

Olha que linda essa notícia, nossa amada cidade leva este prêmio pela terceira vez. Mas, afinal, há algum segredo pra todo esse sucesso? De acordo com a equipe do Prêmio Viagem e Turismo, da editora Abril, Gramado possui uma combinação imbatível de atividades, hospitalidade e infraestrutura de primeira. Esta é considerada a principal premiação do turismo no Brasil e no mundo, em 23 categorias.

É sabido que Gramado é um exemplo a ser seguido, poucos são os destinos brasileiros que conseguem driblar a sazonalidade e sabem fomentar uma demanda turística que dura o ano inteiro. Mas uma coisa é preciso admitir: é no inverno que Gramado encanta ainda mais, né? Tanto que a cidade foi a vencedora na categoria de Melhor Destino de Inverno da 17ª edição do Prêmio VT 2018/2019. Pela primeira vez na história da premiação a escolha foi feita pelo público, que elegeu os favoritos em 23 categorias –  confira aqui a lista completa.

Foto: Cleiton Thiele

Gramado brilha no inverno como nenhuma outra cidade da Serra Gaúcha, reúne seus visitantes apaixonados e dispostos a enfrentar as baixas temperaturas da região: é só as temperaturas começarem a cair para o clima europeu, a gastronomia e as hospedagens aconchegantes conquistarem os corações de quem quer curtir o friozinho e todo o romance existente por aqui. Aproveite para conferir Como são as Estações do Ano em Gramado, são dicas completas pra você curtir o que cada momento reserva por aqui.

Mas a nossa cidade não depende do frio para revelar todos os seus encantos, nossas belezas naturais, os eventos tão badalados e seu charme todo particular fazem de Gramado um destino de peso também no restante do ano. A primavera enaltece ainda mais as nossas ruas floridas, nossos canteiros sempre coloridos; o verão traz um aconchego ainda maior aos nossos parques arborizados e com grande área verde; sem falar no outono que traz aquele charme em tons alaranjados, unindo a neblina e o começo das baixas temperaturas por aqui. Em um levantamento feito pelo site Booking, site de reservas de hospedagens, Gramado é a única cidade que não é capital a figurar na lista dos destinos mais reservados pelos brasileiros. Uau!

O fim da primavera e início do verão, momento que estamos vivendo agora, são algumas das épocas mais movimentadas da cidade – de outubro à janeiro, acontece o Natal Luz, principal evento da região e um dos principais eventos natalinos de todo o Brasil. Gramado permanece, nesses quase três meses de evento, toda decorada e iluminada para receber espetáculos, shows e desfiles grandiosos. Na edição deste ano, por exemplo, serão mais de 370 apresentações, sem contar o investimento de R$ 2,28 milhões no projeto de decoração (15% maior que o do ano passado). Aproveite para conferir O que você ainda não sabe sobre o Natal Luz de Gramado.

Quando acaba o Natal Luz e Gramado volta ao ritmo normal, dá para aproveitar todo esse charme passeando sem pressa pelo centro tendo a oportunidade de fazer várias compras – afinal, a cidade tem excelentes chocolates artesanais – incluindo o primeiro do Brasil, e ótimas lojas que oferecem os mais variados produtos com a qualidade de Gramado. O município é um destino para a família toda: tem parque temático, museu de cera e até uma aldeia do Papai Noel (que funciona o ano inteiro). A cidade atrai também por suas atrações divertidas e diferentes, como o Mini Mundo, cheio de réplicas diminutas de construções europeias e brasileiras e o Snowland, o primeiro parque de neve indoor das Américas. E esse ano, chegou à cidade o Casamento dos Sonhos, espaço para casórios temáticos (bem no estilo Las Vegas) inédito no Brasil – quer pedir quem você ama em casamento, aproveite a leitura sobre os Pedidos de Casamento em Gramado.