Gramado e suas estações do ano

Pode parecer clichê escrever sobre as estações do ano, afinal, elas são sempre iguais em qualquer região do nosso país, certo? Não, não em Gramado! Já repetimos em alguns posts aqui do blog que Gramado possui (em alguns períodos do ano) todas as estações do ano num único dia, ou seja, as principais características das estações num período de 24 horas. Isso acontece, normalmente, no outono e no inverno, onde o dia inicia bem fresquinho e com neblina, lembrando os dias de outono; pode esquentar e trazer um lindo céu azul próximo ao meio dia, com aquele clima bem verão; já durante a tarde a primavera se faz presente e, para encerrar o dia, uma brusca queda de temperatura faz com que lembremos do inverno. Prontos pra uma aventura como essa?

Mas após essa breve explicação, vamos descrever o que você vai encontrar em Gramado durante as estações do ano, sendo elas Primavera, Verão, Outono e Inverno. Após essa leitura tu conseguirás decidir qual o período que mais se encaixa na proposta que tu procura, sendo no clima e nas pontos turísticos ideais pra curtir determinada estação na cidade. Claro, qualquer que seja a estação da tua preferência, Gramado vai te surpreender – pode apostar!

Inverno em Gramado | iniciou dia 21 de junho e segue até 22 de setembro de 2018

Estamos vivendo essa que é, sem sombra de dúvidas, a estação que mais reúne visitantes em Gramado. A Serra Gaúcha possui um clima ameno em grande parte do ano, desenvolvendo um clima muito frio no inverno, trazendo geadas, neblinas e com muita torcida (e sorte) a neve. Nesse ano já registramos por três vezes a chuva congelada, um pouquinho mais e a neve se faria presente. Tendo como base todos os dias dessa estação, as temperaturas atingiram a mínima 6ºC e a máxima de 18ºC na maioria dos dias.

Mas o que você não pode deixar de fazer no Inverno em Gramado? Pra sentir esse friozinho, aproveitar o melhor aqui na cidade durante esse período, a nossa principal dica é: aproveite o chocolate quente das chocolaterias locais, os cafés das cafeterias espalhadas pelas praças Centrais e, também, um fondue super saboroso pra encerrar seu dia. Sobre os pontos turísticos, procure os locais mais fechados, como os museus de Cera, Super Carros e Hollywood Dream Cars.

Primavera em Gramado | inicia dia 22 de setembro e segue até dia 21 de dezembro de 2018

Flores e um cheirinho delicioso pela cidade, nossos canteiros ainda mais coloridos e aquele clima gostoso no ar. Uma camiseta resolve nosso dia, mas por aqui indicamos um casaquinho na bolsa, afinal, as mudanças climáticas acontecem super rápido. O sol se faz presente quase todos os dias, fazendo com que a cidade brilhe ainda mais e mostre todo seu potencial. As temperaturas podem chegar facilmente até os 25ºC, aproveite que isso acontece somente nessa estação e no verão.

Mas o que você não pode deixar de fazer na Primavera em Gramado? Como já comentamos acima, as ruas estão floridas e as cores da cidade vão merecer aquele teu registro bem especial, ande sempre com a câmera em mãos. Já que o clima é super agradável, aproveite os parques abertos da cidade, como mais visitado e principal cartão postal, o Lago Negro. Além dele, vale uma passadinha pelo Lago Joaquina Rita Bier e no Le Jardin, parque da lavanda. Ah, todas essas dicas são gratuitas e vão revelar o que de mais bonito há por aqui nessa estação. Pra deixar seu dia ainda mais gostoso, deguste nossos produtos coloniais e os chocolates artesanais.

Verão em Gramado | inicia dia 21 de dezembro e segue até dia 20 de março de 2019

Se engana quem acreditar que o calor não chega por aqui. Nosso verão pode surpreender você, chegamos facilmente aos 30ºC durante os horários mais quentes do dia. Normalmente, o sol se faz presente e o céu azul deixa nossas belezas naturais ainda mais evidentes. Lembre-se sempre de se hidratar, a umidade serrana faz com que o calor se intensifique ainda mais.

Mas o que você não pode deixar de fazer no Verão em Gramado? Por causa das altas temperaturas a nossa principal dica é: aproveite as nossas cervejas artesanais, nossos bares charmosos pela Avenida Borges de Medeiros. Pra quem não curte nada alcoólico ou ainda não tem idade para isso, relaxa, nos mesmos ambientes existem opções bem saborosas. Também aproveite nossos sorvetes artesanais, juntos às lojas de chocolates e no Largo da Borges, valendo cada colherada. Passeio pelas Praças, como a Major Nicoletti e a das Etnias.

Outono em Gramado | inicia dia 20 de março de 2019 e segue até dia 21 de junho de 2019

As cores dessa estação vão te surpreender. Nossa cidade já é considerada por muitos como uma das mais charmosas do Brasil, agora imagina com os tons avermelhados e alaranjados espalhados pela cidade. O clima fresquinho já mostra uma prévia do que o inverno seguinte tratá, a neblina é constante e o anoitecer merece um casaco acompanhado de cachecol, luvas e um gorrinho. Sério, sem exageros – a temperatura pode facilmente chegar próxima aos 10ºC.

Mas o que você não pode deixar de fazer no Outono em Gramado? Passeie muito, caminhe pelas ruas da cidade e confira todas as cores que citamos anteriormente. O charme de Gramado fica ainda mais forte, deixando o clima super romântico e propício para um Café Colonial no final da tarde, uma visita ao primeiro parque de neve indoor das Américas, no Snowland, além dos Cristais de Gramado, Gramado Golf Club e toda a magia envolta no interior de nosso município.

Agora, para selar todas essas dicas e uma ferramenta maravilhosa independente da estação, acesse nosso site e confira os melhores apartamentos para aluguel por temporada em Gramado: Apartamentos em Gramado.