Gramado é uma cidade muito criativa

Gramado é uma cidade vibrante, isso você já sabe, né? A criatividade é irradiada por todos os cantos da cidade e em grandes eventos como o Festival de Cinema, Festa da Colônia, Festival de Gastronomia e Natal Luz. Um simples olhar para o nosso conjunto de atividades do município mostra a força das artes, da música e cultura.

O grande número de atrativos culturais espalhados pela cidade, áreas revitalizadas e suas conexões fazem de Gramado uma Cidade Criativa. Cidade em que a busca por soluções cotidianas para melhoria da qualidade de vida de seus moradores e consequentemente, da prazerosa estada de seus visitantes, é constante. Cidade que estimula os encontros sociais em eventos de rua, praças e parques. Cidade de efervescência cultural, que
preserva sua história e valoriza a identidade de seu povo.

A cidade desenvolveu um Roteiro Criativo, com o intuito de revelar o espírito inovador de nosso município para que os visitantes conheçam nossa cultura através da vivência e experiências únicas. Aproveite todos os momentos em Gramado, vivencie a criatividade em alguns dos atrativos selecionados neste roteiro e desfrute desta Cidade Criativa:

Roteiro Criativo – Bairros Várzea Grande e Serra Grande
A cultura de Gramado transforma-se em arte sustentável através dos trilhos da antiga estação férrea. No passeio, são oferecidas refeições preparadas no fogão a lenha, o vinho e suco colonial. As oficinas de Arte e Artesanato Sustentável também são atrativos deste passeio.

A Mina
Uma viagem fantástica ao interior da terra, por mais de 80 metros de túneis cravados de pedras preciosas: sensações únicas, conhecimento, novas energias, cultura e as magníficas cores que a natureza proporciona.

Museu de Minerais e Pedras Preciosas
Exposição de mais de 500 pedras semi preciosas, ametistas, ágatas, opalas e geodos encontradas no Rio Grande do Sul e outras regiões do Brasil e exterior.

Casa do Colono
Para se sentir parte da cultura de Gramado, nada melhor do que provar as delícias produzidas pelos colonos do nosso interior. Pães e cucas quentinhos, geleias, salames e queijos com o gostinho gramadense.

Artesanato na Praça das Etnias
Através da exposição e comercialização de produtos típicos de Gramado, os artesãos encantam os visitantes. Com o uso consciente de matérias-primas, cada detalhe é mostrado com o talento e capricho dos artesãos locais.

Ladeira das Flores
Parte do cenário florido e impecável das ruas de Gramado, o local é próprio para um caminhada de contemplação e imersão no clima calmo da cidade.

Roteiros de Agroturismo
O visitante vive um momento de interatividade com a arte, a culinária e costumes dos que escolheram o interior como sua morada.

Museu Medieval
Uma vasta coleção de armas medievais, brasões de família e cutelaria gaúcha, nacional e internacional remete o visitante a uma viagem à Idade Média.

Cristais de Gramado
Um show room de produtos feitos em cristal, onde você pode conhecer o processo artesanal de fabricação de cristais.

Museu do Perfume
Aguçando os sentidos! Tenha noções sobre a história do perfume, conceitos e termos usados no mundo da perfumaria, a fisiologia do sentido do olfato e testes psicológicos que orientam na escolha do perfume.

Museu de Cera – Dreamland
Uma terra de sonhos, arte e fantasia, que levará o visitante a um mundo mágico-cultural onde tudo é possível, através de réplicas de ícones do cinema e da cultura pop.

Vinícola Ravanello
Para os amantes do Vinho! O visitante tem a oportunidade de conhecer os 2,5 hectares de vinhedos, colher as diferentes qualidades de uvas e participar do processo de fabricação dos vinhos. O local ainda conta com
degustações e espaço gourmet.

Mini Mundo
Através de réplicas de atrações turísticas mundiais, ambientadas ao ar livre em um lindo jardim, de obras arquitetônicas reais e a presença de 2.500 mini-habitantes, você realiza uma imersão cultural a nível global!