Gramado fica perto da capital gaúcha?

Já de cara respondendo a sua pergunta, sim! Gramado fica há aproximadamente 120 quilômetros de Porto Alegre, a capital gaúcha, considerada por muitos como o mais belo pôr do sol da nosso país – ou um dos mais belos, no mínimo. Essa pergunta nos é constantemente feita por que a grande maioria de nossos visitantes, quase 90% deles, passa pela nossa capital para chegar aqui na cidade – tanto através do aeroporto Salgado Filho quanto da rodoviária municipal. Por isso, fique feliz, ao chegar na capital sua viagem está quase completa, em no máximo duas horas Gramado se revela e você já pode começar a realizar seus sonhos por aqui.

Pôr do sol no Guaíba, em Porto Alegre.

A rota mais comum inicia na BR 116, passando por grandes cidades como Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo, entrando na BR 239 em direção a Taquara. Agora está quase, viu?! Em Taquara começa a RS 115, trecho bem estruturado e com movimentação leve na maioria dos dias. Por aqui, existem diversas opções em postos de gasolina, outlets, restaurantes e bancas. As paradinhas podem ser muito proveitosas, aproveitar o caminho é essencial e auxilia no estresse pós algumas horas de viagem.

Se a pressa não faz parte da sua viagem e você deseja uma rota mais bonita, mais arborizada, com clima europeu, opte pela Rota Romântica. Nesse trecho você passará por cidades que retratam (e muito bem) sua colonização alemã, como Picada Café e Nova Petrópolis. São longos trechos de natureza exuberante, se vieres no outono aproveite todo o caminho em Plátanos, árvore típica e plantada na beira da estrada, deixando os tons alaranjados ainda mais chamativos, um clima romântico paira por ali. Para prosseguir o seu caminho é a BR 235, que mantém todo esse encanto que já falamos até Gramado.

Mas ainda há uma terceira opção, sim. Caso na sua viagem o trecho entre Porto Alegre e Novo Hamburgo da BR 116 esteja muito movimentado, tu tens a opção de seguir para a cidade de Gravataí. Nesta rota é imprescindível o uso de um GPS ou, também, podes ficar tranquilo se estiver a bordo de um translado ou demais transportes alternativos. Saindo do aeroporto você opta em seguir pela BR 290, a tão conhecida Free-Way para nós gaúchos, indo em direção à Gravataí e Taquara. Sinceramente, este é o trecho caso a movimentação esteja intensa nos dois citados anteriormente. Este aqui é o menos preservado, portanto, não espere rodovias bem asfaltadas e uma ótima sinalização, ok?

Pronto, todas as rotas bem explicadinhas para que não ocorra nenhum erro na sua chegada em Gramado. Caso queira aproveitar um pouco da capital gaúcha, saiba que Porto Alegre possui diversos atrativos turísticos lindíssimos, todos com um charme único que carrega em si o bairrismo do Rio Grande do Sul. Vamos anexar aqui um link oficial descrevendo os pontos turísticos da capital, bem como algumas fotos e os endereços para te auxiliar ao máximo – Um guia básico para fazer turismo em Porto Alegre.

Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.