Os melhores restaurantes de Gramado de acordo com quem mora na cidade

Quem escolhe nossa cidade como destino pode ter uma certeza: os melhores restaurantes de Gramado vão lhe surpreender pela qualidade e bom atendimento. Sim, por aqui a prioridade é o bem servir, unindo boa comida, preço justo e atendimento diferenciado, afinal, receber mais de 6 milhões de visitantes por ano nos mostra o quão exigente e experiente é o cliente que aqui chega.

Por isso, pra te auxiliar na escolha, criamos esse post com nossa mais sincera opinião. Conversamos aqui com a equipe da We Love Gramado e vamos dividir com vocês as nossas melhores experiências nos melhores restaurantes de gramado. Importante frisar que fomos muito criativos, viu?! As indicações variam, desde um restaurante italiano até um asiático, desde uma boa lancheria até a à la minuta mais cobiçada da cidade.

Difícil dizer de imediato quais os melhores restaurantes de Gramado, afinal, são centenas de opções, algumas extremamente tradicionais, outras que já trazem muitas novidades e que nos surpreendem de forma muito positiva. Quem vem de fora normalmente pensa que nós gramadenses conhecemos e consumimos todos os restaurantes daqui, que estamos sempre usufruindo de um saboroso fondue ou, também, curtindo o final de semana num café colonial. Ah, amigos, não é bem assim não.

É claro que nessa lista colocaremos o fondue e o café colonial que mais nos agradam, mas podes ter certeza que o público mais frequente nesses estabelecimentos não somos nós moradores, e sim os visitantes afim de degustar nossa gastronomia única e diferenciada. Portanto, vamos começar? Ah, lembre-se que ao clicar no nome do restaurante uma nova aba será aberta com o site ou página oficial do local, onde tu podes encontrar o endereço do estabelecimento e o telefone para contato.

A nossa lista (feita por quem mora na cidade) dos melhores restaurantes de Gramado

Café Colonial | Uma das opções mais procuradas quando se fala em Gramado. O Café Colonial é, sem dúvida alguma, um item obrigatório em tua passagem pela nossa cidade. A indicação vai para o Bela Vista, pioneiro no Brasil, o local é extremamente aconchegante, oferece uma mesa farta de delícias e possui um pessoal educadíssimo e muito simpático no atendimento. Conheça e aproveite, cada centavo é dado como investimento.

melhores restaurantes de gramado 1

Fondue | A Avenida das Hortênsias, a partir de um determinado trecho, é carinhosamente chamada por nós gramadenses como a Rua dos Fondues. Sim, 80% dos fondues da cidade estão muito próximos uns dos outros. É nesse trecho que se localiza o St Gallen, restaurante charmoso e com uma arquitetura muito bonita, sem falar no cuidado e no zelo de cada opção que chega em sua mesa – vale à pena curtir esse espaço sem pressa, reúna quem você ama e aproveite, não vai se arrepender.

melhores restaurantes de gramado 2

À La Minuta | Se queres uma verdadeira imersão junto aos moradores da cidade, ah, esse é o local certo. Claro, muitos turistas frequentam pela proximidade com hostels, pousadas e hotéis, mas o Aquecee é uma das melhores opções para quem quer comer muito bem e pagar pouco. Localizado na Avenida das Hortênsias, em direção à Canela, o estabelecimento caiu nas graças de quem o conhece. Simples mas muito bem estruturado, com bos distribuição de mesas e um farto cardápio à noite. Já durante o dia as opções são apenas à la minutas – frango, carne e carne de panela.

melhores restaurantes de gramado 3

Hamburgueria | Tendo filiais em Porto Alegre, Caxias do Sul e Canela, o sucesso foi imenso, gramadenses pediram tanto e foram atendidos. Há pouco tempo a hamburgueria artesanal Me Gusta faz parte das opções pra lá de saborosas em nossa cidade. Bem pertinho do Lago Joaquina Rita Bier e da Rótula das Bandeiras, o restaurante oferece uma vasta opção de hambúrgueres, onde o pão também é preparado por eles e o grande sucesso fica por conta das opções vegetarianas. Ah, lembre-se sempre de pedir uma porção de batatas rústicas, são uma delícia.

PFs | Pratos saborosos, do tradicional ao diferentão, criados e realizados por uma equipe pequena mas muito carinhosa, isso é só um pouquinho do que tu encontrará na Simple – Cafeteria e Conveniência. Localizados bem no centro da cidade, esse espaço é como uma casa de vó, sabe? Com uma decoração muito, mas muito fofa, utensílios coloridinhos, um cardápio muito atraente, salgados e docinhos sempre à disposição, sem falar da conveniência bem completinha pro dia a dia.

Buffet | Chegou a hora do almoço, bateu aquela vontade de um buffet completo e muito saboroso pra todos os tipos de público? Ahá, vá ao Alecrim Santo. Pertinho de toda a movimentação, o restaurante é uma excelente opção pra qualquer família. O preço é justo, o local é lindamente decorado, o atendimento é atencioso e, sério, não deixe de provar as panquecas doces na sobremesa – você não irá se arrepender.

Lanches | Já o Boteco Sr. Wilson, também localizado no centro, é responsável por lanches e petiscos maravilhosos, também é uma das principais opções do público gramadense. A batata frita com bacon e cheddar, a caipirinha de vinho e o chopp são as melhores pedidas – mas relaxa, todo o cardápio é atraente e muito saboroso. Além do espaço principal, há um espaço externo nos fundos do local, mega charmosinho, vale conferir!

Cantina Italiana | Impossível conhecer a Serra Gaúcha e não provar uma boa cantina italiana, afinal, parte de nossos imigrantes são italianos e trouxeram consigo uma farta gastronomia. A Cantina Galeto Nonna Tena, que fica próxima ao Lago Joaquina Rita Bier, é a queridinha do público local (e de muitos visitantes também). A indicação é certa, todos que vão sempre retornam. Ela é super tradicional, oferece pratos típicos e aquele temperinho de casa de vó, sabe? A gente com certeza considera esse como um dos melhores restaurantes de Gramado.

Asiático | Sim, quem escolhe Gramado como destino também pode usufrui dessa gastronomia tão diferenciada e apreciada pelo mundo. O San Tao não é o único restaurante asiático de Gramado, acredite se quiser, existem diversas opções. Mas essa opção, apesar de ser uma das mais caras, é visto como um investimento – afinal, pratos muito bem servidos, extremamente bonitos e um atendimento muito, muito especial. Ah, os drinques também são uma ótima pedida, como as caipirinhas feitas com saquê.

Café | Pra aquela paradinha entre um passeio e outro, nada melhor que um lanchinho rápido, uma torta deliciosa e um cafézinho quente. Por isso, localizada logo atrás da Igreja Matriz São Pedro, está a Padaria São Pedro. Mais um espaço tradicional de nossa cidade, gramadenses a frequentam muito, principalmente para o café da manhã ou reuniões. O pão na chapa com manteiga, acompanhado de um café com leite, nossa, é de dar inveja.

Pizzaria | Já se imaginou percorrendo os mares num navio pirata? Aposto que não (risos). Aqui em Gramado você pode desfrutar dessa ideia e curtir uma excelente pizza na cidade, só ir para a Pizzaria Cara de Mau. Esse espaço, além de muito barulhento em função dos piratas super animados, oferece uma decoração temática, garçons vestidos à carater e uma pizza feita em forno à lenha com muito capricho. Ah, a criançada adoooora.

Alemã | Outro povo que faz parte da nossa história e de toda nossa base é o alemão. Por isso, percorrendo por Gramado, tu verás opções e uma arquitetura típica de lá. A Rasen Platz é ideal pra você se sentir na Alemanha, mesmo estando em Gramado. Localizado na Rua Coberta, o local é muito, mas muito típico, onde os próprios alemães garantam a semelhança. Peça um chopp, uma salsicha boch e curta um dos melhores restaurantes de Gramado.

Bônus – Se ainda sobrar tempo e vontade, não deixe de provar a torta três chocolates, no café Bello Gusto, de saborear um excelente PF no Café da Banca, de solicitar uma pizza pra toda a família no Il Piacere, de saborear uma sopa ou creme bem quentinhos durante a noite no Di Pietro e, também, de aproveitar as opções em tapiocas, sanduíches e wraps no Mix – Saudável com Sabor.

Se você ainda estiver planejando sua viagem conheça nosso Roteiro em Gramado para 4 dias.

Claro, existem muitas outras opções em todas as classificações e segmentos, mas esses restaurantes citados acima são muito visitados por quem vem de fora mas, principalmente, por quem é daqui e não abre mão da qualidade na hora de sair de casa. Agora comenta aqui pra gente, você conhece ou já foi em algum desses estabelecimentos? Como foi a sua experiência? Vamos fazer essa troca e, dessa forma, atingir ainda mais pessoas em busca dos melhores restaurantes de Gramado.