Parque de Olivoturismo em Gramado

E você achando que Gramado já havia cansado de surpreender e inovar? nada disso, no dia 11 de dezembro a cidade lançou o Olivas de Gramado, primeiro complexo de olivoturismo do Rio Grande do Sul. Distante apenas 14 quilômetros do Centro de Gramado, em direção à Linha Nova, interior do município. Os ingressos para conhecer o novo empreendimento da Serra Gaúcha já estão à venda e incluem degustação de azeites, acesso à fazendinha e interação com animais, tour rural, trilhas ecológicas e visitas às plantações de oliveiras e aos cânions. Um ponto mais lindo que o outro, pensem num local privilegiado – aqui está!

O projeto, idealizado pela família Bertolucci, tradicional na cidade, busca resgatar as raízes culturais de Gramado e foi desenvolvido em uma área de 158 hectares na qual mais de 80% é composta por Mata Atlântica original. No total, mais de 12 mil pés de oliveiras foram plantados no terreno que fica sobre uma enorme mina de quartzo branco, interessante também para quem busca experiências no campo holístico. Ou seja, este é o espaço ideal para um passeio reunindo toda sua família e amigos.

Após estudos na Grécia, Portugal e Espanha, grandes produtores de azeites e azeitonas, seis espécies de oliveiras foram plantadas no Olivas de Gramado, sendo duas com o objetivo de cultivo e comercialização de azeitonas e quatro para produção de azeites de alta qualidade.

Em breve ficam prontos Centro de Recepção, dotado de auditório para apresentações, restaurante e Empório Comercial, com oferta de azeite e produções da comunidade de agricultores vivendo nas proximidades: biscoitos, doces, embutidos, queijos, vinhos e etc. Uma passarela com piso em vidro permitirá circular por cima da área de esmagamento dos frutos, filtragem do óleo e envasamento do líquido, possibilitando aos interessados acompanhar o processo de extração do azeite e seu envasamento em garrafas de vidro.

Esta edificação também vai abrigar uma boutique, na qual estarão disponíveis itens para uso pessoal — como agasalhos, bonés, camisetas etc. —, e lembranças variadas, todas desenvolvidas segundo padrões de qualidade de uma nova grife, a Olivas de Gramado.

O espaço também contará com áreas para eventos privados, capela ecumênica, deques para contemplação de paisagens com toda segurança, em locais estratégicos, espaços com churrasqueiras, ponto para a decolagem, pouso e ancoragem de balões, rampa de parapente e hotel.

Um dos principais atrativos de turismo ao redor do mundo, a gastronomia, não ficou de fora. O Bistrô Olivas de Gramado vai combinar os pratos de menus sofisticados com a identidade colonial da região — além de dispor de uma carta diversificada de bebidas.

Confira os passeios disponíveis, assim como seus horários e valores, através do site: www.olivasdegramado.com.br