Semana Farroupilha em Gramado

A Semana Farroupilha é um momento super especial de culto às tradições gaúchas, transcendendo o próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho. Ela envolve praticamente toda a população do nosso Estado, se não fisicamente nos locais organizados para festejos, participando das iniciativas do comércio, dos serviços públicos, das instituições financeiras ou das indústrias. Claro, para os turistas, que escolhem o Rio Grande do Sul como destino, também é possível a participação e entendimento da importância dessa data em nossa história. As comemorações da Revolução Farroupilha – o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais – relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. A data e o fato ficaram registrados na nossa história como o início da Revolução Farroupilha. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de dez anos e mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense.

Após uma breve introdução do que se trata este evento e da importância que ele possui, apresentaremos à você a programação desta semana em nossa amada cidade. A Semana Farroupilha de Gramado 2018 traz uma grande novidade: o Lago Joaquina Rita Bier, um dos principais e mais tradicionais pontos turísticos da cidade, sediará as atividades da programação. Apresentações artísticas, shows, oficinas e exposições ocorrerão no local de 15 a 20 de setembro, momento em que Gramado reverenciará a cultura gauchesca e as tradições do Estado. A escolha do Lago para sediar as atrações da Semana Farroupilha tem como intuito valorizar um lugar pelo qual os Gramadenses têm muito carinho e que tem um espaço bem mais amplo que a Praça das Etnias, que recebeu o evento nos últimos anos.

Durante a Semana Farroupilha, o Lago ganhará um galpão em frente ao Centro de Cultura, que contará com tablado para os shows de dança, churrasqueira e espaço para a comunidade, e principalmente as crianças, aprenderem mais sobre o tradicionalismo. Entre as atrações já confirmadas, estão um concerto com a Orquestra Sinfônica de Gramado, com a participação especial do grupo musical “Arte Gaúcha” – uma releitura de clássicos gaúchos integrando-se à linguagem da música erudita; show “Jeitão de Gaúcho” com Pepeu Gonçalves; invernada mirim do CTG Manotaço; espetáculo teatral “Gaúchos” com o Grupo Só Rindo e o tradicional Desfile dos Cavalarianos, no dia 20, com saída do CTG Manotaço até o Lago Joaquina.

Venha com  a gente desfrutar da nossa tradição, da nossa cultura e da nossa história nessa semana recheada com tudo que o Rio Grande do Sul mais se orgulha. Hospede-se conosco e garanta total conforto e comodidade para usufruir das festividades desse período, acesse e reserve agora: Os melhores apartamentos de Aluguel por Temporada em Gramado.