Teremos o inverno mais frio dos últimos 100 anos?

De acordo com especialistas, ainda não é possível afirmar que o ano de 2018 terá o inverno mais rigoroso do último século. Alguns estudos mostram que a temperatura deve cair muito em relação ao ano passado, ah, isso em todas as regiões do nosso país. Mas relaxa, viu?! Se o frio realmente surpreender ele deve ser muito pontual.

Desde o final da última semana, você até pode ter visto pelas redes sociais a informação de que sim, teremos o inverno mais rigoroso dos últimos 100 anos ainda em 2018 aqui no Brasil. Alguns boatos que circularam pela web dizem que o responsável será o La Niña, fenômeno de resfriamento da superfície do Oceano Pacífico.

O meteorologista da Somar, Celso Oliveira, não vê dessa forma. “Eu não entraria no mérito se vai ser o inverno mais frio em 100, 200, 300 anos”, afirma ele. “O que se pode falar, tecnicamente, é que teremos uma estação mais fria do que do ano passado com possibilidades de picos pontuais, como em outras ocasiões”.

Ainda de acordo com Celso, o La Niña é sim um dos motivos para essa queda de temperatura. “Já podemos afirmar que será mais frio por que o Oceano Pacífico, no ano passado, estava quente. O La Niña permite a entrada de frentes mais frias”, explica. “Além disso, temos a correlação entre as ondas de frio e atividade solar. O sol tem um ciclo de 11 anos em que a atividade da superfície fica mais intensa ou mais fraca. Atualmente, o auge do período mais fraco deve acontecer em uns dois anos”.

Ainda assim, o meteorologista explica que as simulações feitas pela Somar não apontam para um frio tão extremo nesse ano. “O que pode acontecer é como em 2013, que na semana do dia 25 de julho houve uma brusca queda, mas, como um todo, não foi um inverno frio”, comenta.

Lembram que aqui em Gramado, neste mesmo ano de 2013, o frio e a neve fizeram a grande alegria de moradores e visitantes. Diversos pontos da cidade ficaram branquinhos, cobertos de neve, abaixo vou colocar umas fotos bem lindas e te instigar à visitar nossa cidade nesse próximo inverno. Ah, aproveite que criamos um pacote especial pra esse período, acesse nesse link.

Foto: Cleiton Thiele

Foto: Cleiton Thiele

As simulações mostram que o inverno deste ano apresentará um frio mais frequente, mesmo que não tão intenso. A nossa região Sul, bem como a região sudeste, deve ser mais afetada pelo frio neste inverno. “Teremos um outono mais chuvoso, o que deve resultar num inverno com tardes mais nubladas e úmidas e madrugadas não tão geladas”, afirma Celso. “Pode haver, claro, semanas com picos maiores, mas o padrão deverá ser esse.”

Já é sabido que tardes nubladas e frias fazem com que a sensação térmica diminua ainda mais. Segundo especialista, não teremos um inverno como dos últimos anos, com tardes secas e ensolaradas, mas teremos clima chuvoso e com neblina.

Foto: Mini Mundo

Agora que a dica está dada, repleta de informações relevantes, com dados especializados, é sua hora de agendar a visita em nossa cidade. Aproveite, Gramado fica ainda mais charmosa nesses períodos, como outono e inverno. O frio é a nossa cara, sabe? O aconchego da Serra Gaúcha se faz ainda mais presente, você com certeza se sentirá em casa e aproveitará como nunca esse espaço.